domingo, 29 de maio de 2011

Você é mais esperto que uma criança da quinta série?

Ontem de madrugada, eu e uns amigos estávamos reunidos na casa de um deles para a nossa tradicional sessão de jogatina de videogame. Mesmo que ela não tenha uma data fixa (tipo a cada 15 dias), costumamos fazer várias delas e um dos problemas que surge é o que jogar, pois ficar sempre nos mesmos títulos acaba cansando. Nessa última vez, tentamos jogar Sonic and Sega All Star Racing (nome grande para um clone de Mario Kart) e logo desistimos, o jogo tem alguns modos interessantes e tal, mas no geral é uma bela bosta.

Depois do tradicional futebol, do jogo de tiro (que eu fiquei de fora por não gostar muito) e do Mortal Kombat novo (que é muito bom, por sinal, se você não jogou, procure algum amigo com Xbox/PS3 e peça para dar uma olhada, vale a pena) e de um quiz sobre filmes (que eu sempre fiquei em último pois não assisto nem de longe a quantidade de filmes que o Pietro, o Leandro e o Luiz assistem), começamos a jogar Are you smarter than a 5th grader, um jogo de perguntas e respostas como Show do Milhão, mas com perguntas de conteúdos que vão até a quinta série do ensino nos Estados Unidos, e é aqui que o texto começa de verdade.

Tá aí o maldito do jogo

O jogo consiste basicamente em escolher um assistente (que tem proficiência em dois assuntos, tipo artes e matemática, ou geografia e ciências) e o tópico da pergunta que você vai responder. Os assuntos são bem variados, com muito mais matérias do que costumamos ter aqui no Brasil, tipo artes (de verdade e não só ficar desenhando coisas abstratas bizarras pra uma velha tosca falar que tu é criativo), ciências, matemática, história, geografia, medidas (conversão de quilômetros pra milhas etc), língua inglesa, soletração de palavras e por aí vai. E é exatamente aí que tu vê como parece que a gente aproveita pouco o tempo que ficamos na escola, ou como o ensino é uma bosta, ou ainda como tu é alienado, ou todas as anteriores.

Mesmo essas perguntas sendo mais introdutórias de assuntos, com apenas algumas difíceis (geralmente em assuntos que a gente não domina, como artes) tipo o jogo ter tentado me sacanear logo no começo perguntando quando foram os Idos de Março (15 de março, acertei meio no chute essa), a gente não conseguiu vencer o programa, aliás, a gente só chegou na final uma vez, eu e o Leandro juntos, e erramos a pergunta final.

O legal desse tipo de jogo é que além da diversão, acabe me deixando meio revoltado comigo mesmo, por não saber algumas coisas que, supostamente, até uma criança da quinta série deveria saber. Ontem eu cheguei à conclusão que eu não sou mais esperto que uma criança da quinta série e provavelmente não vou saber, porque tem assuntos no jogo pelos quais eu realmente não me interesso muito, mas isso não me impede de aprender coisas novas sobre assuntos que eu dificilmente iria atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário