sábado, 9 de julho de 2011

FEE - Parte 2

Agora que eu já tô há duas semanas na FEE, eu sei o que eu faço, maravilha, não? Então, eu tava devendo um post sobre isso... Antes de mais nada uma rápida explicação sobre o que é a Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser.

A FEE é uma Fundação de Economia e Estatística do Estado que publica uma série de índices sobre a economia do Rio Grande do Sul (como PIB, inflação, etc) além de ter uma revista de economia e outros projetos, a maioria voltado para a economia do RS. Bom, esse não é o caso de um único núcleo lá dentro, o que eu estou trabalhando, o NEPE, Núcleo de Política Econômica,

O NEPE trata mais de política econômica brasileira e como o Brasil se insere no mundo, mas sem deixar de também tentar inserir o RS nisso tudo, e quem coordena o meu trabalho lá é Fernando Lara. Diferente de outros chefes, eles além de pedirem as tarefas normais de estagiário (tipo gravar CD, levar coisas pro Xerox etc), o Fernando tem me passado uma série de artigos sobre política econômica e assuntos afins (a maioria dentro do campo da Macroeconomia mesmo) pra ler, e como o trabalho "de estagiário" é bem pouco, o que eu mais tenho feito dentro da FEE é ler. Acho que nessas duas semanas eu li mais do que o semestre todo, e isso tem sido bom pra caramba.

A melhor parte é que eu acho o campo de macroeconomia mais interessante mesmo (pros leigos, tem a microeconomia e a macroeconomia, a microeconomia estuda as decisões individuais de pessoas e firmas, já a macroeconomia estuda o comportamento da economia como um todo, tipo de um setor todo, como o calçadista, ou que tipo de política econômica tu poderia fazer pra frear a inflação, por exemplo). Além das leituras, toda semana tem discussão sobre um artigo com ele e o resto do pessoal do núcleo, sendo eu (pelo menos atualmente) o único estagiário que tem participado disso.

Além disso, o chefinho disse que no futuro, caso eu me sinta "seguro" (e caso eu tenha vontade também, ele disse que eu faço isso se quiser, senão posso passar o dia coçando na frente do Facebook e do Twitter, mas que isso seria um desperdício), eu poderia escrever alguma coisa e não só ficar lendo, não necessariamente artigo pra periódico, mas pro blog do núcleo, ou sei lá eu pra que fim.

Enfim, é uma oportunidade única, se o ritmo de 3 ou 4 artigos por semana continuar, em um mês eu vou ter lido mais do que durante a graduação toda até agora, fora uns livros que eu andei pegando pra ler de economia mesmo e que podem ser lidos durante o expediente. É mais ou menos isso que os chefes fazem (a carga de trabalho "obrigatório" da FEE é bem leve, o resto do tempo é pra pesquisa mesmo e tal) com um salário 10x menor, hehe.

Bom, chega de tanta economia por aqui, divirtam-se falando que ela é uma ciência chata nos comentários, ou não.

Um comentário:

  1. Acho muuuuito legal um estágio que permite mais que serviços mecânicos, Eric! Aproveita bastante a oportunidade! :D

    ResponderExcluir